Instituto
Paulo Freire/Programa de Educação Continuada
Os temas transversais
dos novos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde,
Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores
fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e
urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na
vida cotidiana. São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País,
são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto
de opiniões se coloca.
Através
da Ética, o aluno deverá entender o
conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade de
construção de uma sociedade justa, adotar atitudes de solidariedade, cooperação
e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando
compreender os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem
ou podem ser mudados.
Através do tema Meio-ambiente
o aluno deverá compreender as noções básicas sobre o tema, perceber relações
que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo,
dominar métodos de manejo e conservação ambiental.
A Saúde é um direito de todos. Por esse tema o aluno compreenderá
que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando
fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto-cuidado.
A Pluralidade cultural tratará da diversidade do
patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos
povos e dos indivíduos e repudiando toda forma de discriminação por raça,
classe, crença religiosa e sexo.
A orientação
sexual, numa perspectiva social, deverá ensinar o aluno a respeitar a
diversidade de comportamento relativo à sexualidade, desde que seja garantida a
integridade e a dignidade do ser humano, conhecer seu corpo e expressar seus
sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro.
Além desses temas,
podem ser desenvolvidos os temas locais,
que visam a tratar de conhecimentos vinculados à realidade local. Eles devem
ser recolhidos a partir do interesse específico de determinada realidade,
podendo ser definidos no âmbito do Estado, Cidade ou Escola. Uma vez feito esse
reconhecimento, deve-se dar o mesmo tratamento que outros temas transversais.
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