Fui convidado pela Direção e pela Coordenação Pedagógica do Colégio Panorama para trabalhar com professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Após pensar bastante, resolvi escolher o tema "O dinheiro do mundo" e utilizar jogos matemáticos para alcançar tais objetivos.
Educação Financeira
Uma das finalidades de estudar
matemática é aprender como se resolvem problemas, indo além da simples busca de
uma resposta. Deve ser, portanto, uma
atividade motivadora, criativa e desafiadora
A Educação Financeira tem muito
mais atrativos
do que
a
Matemática, pois é uma ciência humana e não exata. Na verdade, trata-se de hábitos e
costumes que fazem a pessoa ter respeito pelo
dinheiro, sabendo de onde ele vem e para onde ele deve ir.
O papel do Professor no Ensino de Educação Financeira
Os professores devem os ser grandes
atores responsáveis pela mudança educacional, em especial, na Educação
Financeira. Com a Educação Financeira, o
professor fará com que as crianças se desenvolvam de forma que elas sejam
protagonistas da mudança e da história, que vão quebrar essa geração de
endividados e inadimplentes para se tornarem pessoas e famílias educadas e sustentáveis
financeiramente.
A Educação Financeira da Infância e na Adolescência
A partir dos 2
anos
já é possível introduzir, por meio de atividades lúdicas, noções de Educação
Financeira. As crianças e
adolescentes aprendem a ter noção do dinheiro que entra e do
dinheiro que sai; e que esse não é um fim, mas um
meio, um meio para conquistar sonhos. Sonhos de curto, médio e longo prazo.
Por que Jogos Matemáticos?
Os
jogos matemáticos nos levam a:
«Relacionar ideias;«Respeitar as regras;«Interagir com os colegas;«Desenvolver a criatividade.
Na infância e na adolescência, os
jogos matemáticos ganham proporções ainda maiores por que trazem muitas
vantagens:
«Aprender fazendo
e brincando (estimular a brincadeira e colaboração);«Desenvolver a
coordenação motora e o equilíbrio;«Realizar descobertas;«Sociabilidade.
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