sábado, 4 de janeiro de 2014

“Jogos Matemáticos - O dinheiro do mundo” PARTE I

Numa série de publicações, estaremos tratando de educação financeira na educação infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Fui convidado pela Direção e pela Coordenação Pedagógica do Colégio Panorama para trabalhar com professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Após pensar bastante, resolvi escolher o tema "O dinheiro do mundo" e utilizar jogos matemáticos para alcançar tais objetivos.


Educação Financeira
Uma das finalidades de estudar matemática é aprender como se resolvem problemas, indo além da simples busca de uma resposta. Deve ser, portanto, uma atividade motivadora, criativa e desafiadora
A Educação Financeira tem muito mais atrativos do que a Matemática, pois é uma ciência humana e não exata. Na verdade, trata-se de hábitos e costumes que fazem a pessoa ter respeito pelo dinheiro, sabendo de onde ele vem e para onde ele deve ir.

O papel do Professor no Ensino de Educação Financeira
Os professores devem os ser grandes atores responsáveis pela mudança educacional, em especial, na Educação Financeira. Com a Educação Financeira, o professor fará com que as crianças se desenvolvam de forma que elas sejam protagonistas da mudança e da história, que vão quebrar essa geração de endividados e inadimplentes para se tornarem pessoas e famílias educadas e sustentáveis financeiramente.

A Educação Financeira da Infância e na Adolescência
A partir dos 2 anos já é possível introduzir, por meio de atividades lúdicas, noções de Educação Financeira. As crianças e adolescentes aprendem a ter noção do dinheiro que entra e do dinheiro que sai; e que esse não é um fim, mas um meio, um meio para conquistar sonhos. Sonhos de curto, médio e longo prazo.
Por que Jogos Matemáticos?
Os jogos matemáticos nos levam a:

«Relacionar ideias;«Respeitar as regras;«Interagir com os colegas;«Desenvolver a criatividade.
Na infância e na adolescência, os jogos matemáticos ganham proporções ainda maiores por que trazem muitas vantagens:
             «Aprender fazendo e brincando (estimular a brincadeira e colaboração);«Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;«Realizar descobertas;«Sociabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário