sábado, 16 de abril de 2011

Seja Bem Vindo! Sou Estirador de Corda

Olá!
Que bom que estamos inaugurando mais um blog sobre a matemática. Neste blog pretendo escrever sobre a matemática e suas histórias; curiosidades e informações sobre matemáticos famosos que fizeram com que a matemática fosse um dos pilares de nossa sociedade.
Antes que você pense que sou doido ou coisa assim, já ouviu falar do “estiradores de corda” do antigo Egito?
No antigo Egito, por volta do ano 1000 a.C., o faraó Sesóstris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. Porém, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por essa marcação eram os agrimensores, que também eram chamados de estiradores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada.
A construção de pirâmides de base quadrada é uma das muitas aplicações do conhecimento geométrico dos antigos egípcios através do método conhecimento como “cantos retos” utilizado pelos “estiradores de corda”.  Também baseado nesse princípio, os egípcios utilizavam mosaicos, que frequentemente aparecem em paredes das construções do Egito antigo.
Embora por volta de 2000 a.C. os babilônios que habitavam a Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque, já tinham conhecimento empírico desse método, a formalização desse conhecimento, entretanto, só ocorreu com os gregos no século VI a.C., quando chegaram à expressão a² = b² + c², válida para qualquer triângulo retângulo, e é conhecida como teorema de Pitágoras.
Hoje, podemos afirmar, com certeza que todos os matemáticos são “descendentes” diretos dos Estiradores de Corda. Então, não me chame de doido, pois sou um “estirador de corda” também.

Um comentário: