domingo, 17 de julho de 2011

Série Grandes Matemáticos - Parte IV

EUCLIDES DE ALEXANDRIA
 
Não se sabe ao certo onde e quandonasceu, mas foi um dos sábios chamados para ensinar na escola criada porPtolomeu, na Alexandria em 306 A.C., chamada "Museu'. Diz-se que Euclides tinhagrande capacidade e habilidade de exposição e algumas lendas o caracterizamcomo um bondoso velho.
Seus livrossão os mais antigos tratados gregos existentes, embora se tenha perdido mais dametade deles. Um dos mais lamentáveis desaparecimentos foi o dos "Porismasde Euclides;' que poderiam conter aproximações da Geometria Analítica e Pappusdá-nos uma noção do que um porisma como algo entre um teorema (em que algumacoisa é proposta para resolver) e um problema (em que alguma coisa é propostapara construir).
Cinco das obras de Euclidessobreviveram. "Óptica" onde, indica seu estudo de perspectiva edesenvolve uma teoria contrária à de Aristóteles, segundo a qual o olho enviaos raios que vão até o objeto que vemos.
Em "OsFenômenos' discorre sobre Geometria esférica para utilização dos astrônomos. 'ADivisão" contém 36 proposições relativas à divisão de configuraçõesplanas. "Os Dados" forma um manual de tabelas, servindo como guia deresolução de problemas, com relação entre medidas lineares e angulares numcírculo dado.
E finalmente, "OsElementos", obra que superou a de todos seus contemporâneos, contendotreze capítulos sobre Aritmética, Geometria e Álgebra. Os seis primeiroscapítulos são sobre Geometria plana elementar; os três seguintes, sobre Teoriados Números; o livro X, sobre incomensuráveis e os três últimos, sobreGeometria no espaço. Entre eles os mais admirados são o quinto e o décimo quetratam da teoria das proporções. O primeiro capitulo inicia com vinte e trêsdefinições, entre elas, "um ponto é o que não tem parte', "uma reta éum comprimento sem largura ' e “uma superfície é o que tem apenas comprimento elargura”, que foram melhoradas mais tarde por Platão.
Em "OsElementos" aparece também o célebre postulado das paralelas ("por umponto fora de uma reta existe uma única paralela") e em uma dasproposições mostra em termos geométricos o que hoje são as identidades (a + b)2= a2 + 2ab + b2 e a2 - b2 = (a + b)(a - b). No capítulo VII enuncia regras fundamentais para a Teoriados Números como o conhecido "Algoritmo de Euclides", para achar omáximo divisor comum entre dois números.
"Os Elementos" data 300 A.C.e foi o texto mais influente de todos os tempos e com maior número de ediçõespublicadas, tão marcante que seus sucessores o chamavam de "oelementador''.

sábado, 9 de julho de 2011

A Geometria no ENEM - Parte III

Interessante notar como a geometria é relacionada com outras disciplinas no ENEM. Um exemplo prático acontece nesta questão do ENEM 2010:
Embora o Índice de Massa Corporal (IMC) seja amplamente utilizado, existem ainda inúmeras restrições teóricas ao uso e as faixas de normalidade preconizadas. O Recíproco do Índice Ponderal (RIP), de acordo com o modelo alométrico, possui uma melhor fundamentação matemática, já que a massa é uma variável de dimensões cúbicas e a altura, uma variável de dimensões lineares. As fórmulas que determinam esses índices são:
ARAUJO. C. G. S.; RICARDO, D.R. Índice de Massa Corporal: Um Questionamento Científico Baseado em Evidências. Arq. Bras. Cardiologia, volume 79, nº 1, 2002 (adaptado).
Se uma menina, com 64 kg de massa, apresenta IMC igual a 25 kg/m², então ela possui RIP igual a:
a) 0,4 cm/kg1/3.
b) 2,5 cm/kg1/3.
c) 8 cm/kg1/3.
d) 20 cm/kg1/3.
e) 40 cm/kg1/3.

Para resolver esta questão, utilizamos as relações entre as medidas envolvidas para determinar as medidas desconhecidas.
Utilizando a fórmula do IMC e sendo a altura da menina em metros, devemos obter:
Sabendo a altura em centímetros, calculamos então o RIP da menina:
Alternativa correta: E