sábado, 10 de maio de 2014

A trigonometria

A geometria e a trigonometria são ciências afins que tratam de dimensões, ângulos, formas, áreas e volumes. Enquanto a Geometria é o estudo matemático do espaço, usando figuras planas (bidimensionais) e sólidas (tridimensionais), a Trigonometria trata das propriedades dos triângulos e é usada em levantamentos topográficos, navegação e física para calcular a altura e a distância de pontos inacessíveis. Como a Trigonometria estabelece relações entre medidas de ângulos e de segmentos, foi também considerada originalmente uma extensão da Geometria.

A palavra trigonometria significa medida das partes de um triângulo. Trigonometria é formada por três radicais gregos: tri = três; gonos = ângulos; métron = medir.
A necessidade de calcular grandes distâncias, sem instrumentos adequados, era um grande problema para os estudos de Astronomia, para a navegação e para outros campos do conhecimento. Estes fatores foram impulsionadores do desenvolvimento da Trigonometria, principalmente entre gregos e egípcios.
Até hoje os conceitos trigonométricos são muito utilizados, em especial por astrônomos e agrimensores, para medir distâncias muito grandes ou nas situações em que há dificuldade de fazer medições, como, por exemplo, medir a largura de um rio, a altura de uma montanha, etc. A Trigonometria é um instrumento indispensável às ciências físicas, à tecnologia e a outros campos do conhecimento científico.

Sabe-se que foi o eminente astrônomo grego Hiparco, quem empregou, pela primeira vez, relações entre lados e ângulos de um triângulo retângulo, por volta de 140 a.C. Daí ser considerado o Pai da Trigonometria.
Do mundo grego, a Trigonometria passou para a Índia onde era usada, a partir do século V, nos cálculos astrológicos. No ano 800, aproximadamente, ela chega ao mundo islâmico, onde foi muito desenvolvida e aplicada na Astronomia e Cartografia. Alcança, com os livros de Ptolemaios, a Europa Cristã em torno do ano 1100. Com os portugueses encontra uma aplicação de enorme valor econômico na Navegação Oceânica.