domingo, 3 de novembro de 2013

Curiosidades sobre a origem do metro

A palavra metro tem origem no grego métron, que significa "o que mede". O sistema métrico surgiu por volta do ano de 1790. Antes disso, cada povo usava um sistema de unidades diferentes, o que, naturalmente, causava a maior confusão. Por exemplo: o mesmo comprimento era medido em um lugar usando-se jardas e em outro com o uso de palmos.

No fim do século XVIII, a diversificação de medidas era enorme, dificultando muito as transações comerciais. Foi criada uma comissão de homens de ciência para a determinação e construção de padrões, de tal modo que fossem universais.

Os padrões deveriam reproduzir os fenômenos naturais, para não dependerem de futuras mudanças. Após estudos e pesquisas, a comissão que incluía nomes famosos como Borda, Lagrange e Laplace concluíram que a unidade de comprimento deveria pertencer ao sistema decimal, de maior facilidade, e presa a um dos três seguintes fenômenos naturais:
·           comprimento de 1/4 do círculo equatorial.
·           comprimento de um pêndulo de período (2 oscilações) igual a 1 segundo, latitude 45°.

·           comprimento de 1/4 de meridiano terrestre do equador a um dos polos.





Como medidas do equador eram quase impossíveis, e como na segunda a medida iria depender de grandezas alheias ao comprimento, como o tempo e o peso, foi aceita a proposição do meridiano, pois, além de não apresentar os defeitos das anteriores, já contava com uma boa comparação. O meridiano que passa por Paris já havia sido medido precisamente e podia ser comparado com a nova determinação. 


A Resistência da Inglaterra e dos Estados Unidos

A Inglaterra resolveu não adotar o sistema decimal, mantendo até hoje suas unidades, juntamente com os Estados Unidos. Com o desenvolvimento científico e tecnológico de nosso século, verificou-se, além de melhores maneiras de definir as unidades, a insuficiência destas, pois não havia um padrão para grandezas fundamentais como no caso da eletricidade. Devido a sérios prejuízos que sofre a Inglaterra pela não adoção do SI, ela passou a usá-lo oficialmente.


O Brasil e o Sistema Métrico Decimal

Por volta de 1870, reuniam-se em Paris os membros da Confederação Internacional de Pesos e Medidas e, em 1875, determinou-se a criação do Bureau Internacional de Medidas.
Participaram 30 países, dentre os quais o Brasil, através de seu representante, Visconde de ltajubá. O Sistema Métrico Decimal foi então denominado Sistema Internacional de Unidades.